Depois de mais de 7 anos fotografando festas infantis, chegou a minha vez de estar atrás da mesa do bolo para comemorar o primeiro ano de vida da minha filha.
Depois de viver esse dia incrível e tão sonhado por mim, resolvi ajudar outras mães que também vão passar pelo primeiro aniversário de seus filhos, para que possam aproveitar esse dia ao máximo.
Aqui vão algumas dicas práticas para você se preparar para esse momento:
1- Roupa do aniversariante
Muitas vezes a gente pensa em uma roupa superproduzida, cheia de detalhes, mas que, na prática, acaba sendo pouco confortável para o bebê.
No meu caso, nem cogitei fazer algo muito elaborado, porque toda a proposta da festa da minha filha foi pensada para que ela pudesse interagir e aproveitar bastante. Então, mandei fazer uma roupa que combinasse com a festa, mas que não limitasse seus movimentos. Ela conseguiu andar, engatinhar e dançar durante toda a comemoração.

Mas se o seu sonho é uma roupa mais elaborada, cheia de tule e aplicações, não precisa desistir da ideia. Dá para mandar confeccionar de uma forma que permita remover algumas partes (como a saia de armação ou a asa de borboleta). Assim, você pode começar a festa com o look completo, fazer as fotos principais, depois retirar os acessórios maiores para o bebê curtir à vontade — e recolocar tudo no momento do parabéns.
Ah, e atenção: quando a roupa chegar, não basta provar e ver que o tamanho está bom. Coloque no bebê, deixe ele usar por um tempinho e observe se algo incomoda (alça caindo, tecido pinicando…). Se for o caso, faça os ajustes necessários.
O mesmo vale para o sapato. Sei que criança perde rápido, mas o ideal é comprar o tamanho certinho. O que mais vejo nas festas que fotografo é sapato caindo pelo caminho (hahahahaha). Muitas vezes, da metade da festa para frente, a criança já está descalça nas fotos.
Então, teste antes: deixe a criança andar (ou engatinhar) em casa com o sapato, para que no dia da festa já esteja acostumada.

2- Roupa dos Pais
Ainda falando de roupas…
As fotos ficam muito mais harmônicas quando os pais também estão vestidos em cores que conversam com a paleta da festa. Na festa da minha filha, optamos pelo amarelo. Mas não precisa todo mundo usar exatamente a mesma cor — o importante é que estejam dentro da mesma cartela.
O resultado nas fotos é maravilhoso!


3- Planeje com antecedência

Eu sei que muitas mães ficam em negação no início e dizem que não vão fazer festa. Não foi o meu caso (antes mesmo dela nascer eu já sonhava com essa festa!). Mas deixar tudo para a última hora pode ser bem estressante.
Minha dica é: comece a fechar os fornecedores principais com 4 a 5 meses de antecedência, principalmente se a festa for em um sábado à tarde (o horário mais disputado no mundo de festa infantil).
Planejar antes só traz vantagens: você garante os fornecedores que deseja, consegue prazos melhores de pagamento e ainda tem tempo para organizar os detalhes com calma.
4- Faça lembrancinhas extras

A gente sempre calcula direitinho, mas acredite: quase sempre aparece uma criança a mais.
Já presenciei situações em que faltaram lembrancinhas, e é de cortar o coração ver uma criança sem receber. Então, coloque uma margem de segurança.
E se sobrar? Melhor ainda! Você pode dar para alguns adultos, vizinhos ou até guardar como recordação. É sempre melhor sobrar do que faltar.
5 - Não se atrase!


Eu sei, eu sei, com criança é sempre uma caixinha de surpresa mas quando você chega e a festa já está acontecendo, você se sente meio atropelada.
Você fala com os convidados? Faz as fotos? Confere os fornecedores? Tudo ao mesmo tempo?
Cheguei na festa da minha filha 15 minutos antes do horário do convite e foi ótimo, fiz as fotos com calma, olhei todos os detalhes da festa e quando os convidados foram chegando consegui falar com eles e depois fiquei brincando e aproveitando a festa com a minha filha.
6- Escolha suas Prioridades!

Se você é como eu e tem um orçamento limitado para fazer a festa, a gente precisa definir o que seria prioridade.
Eu tinha 4 fornecedores que eram muito importantes para mim: o espaço/buffet, a decoradora, fotografo/filmagem e a atração. Foram os contratos que fechei primeiro, exatamente nessa ordem.
Os outros fornecedores fui ajustando de acordo com o que sobrou do orçamento.
7- Não deixe que nada tire a alegria desse dia✨


Antes de sair de casa, pensei: “Hoje nada vai tirar a minha alegria. Não importa o que aconteça, vou aproveitar cada segundo.”
No meu caso foi fácil porque tudo aconteceu como planejado mas já tinha na minha cabeça o que poderia acontecer de errado e já decidido que não iria "resolver nada" na hora e iria fazer o que dava e ia curtir muito a minha família.

Eu curti muito a festa e claro que dessa vez eu não fotografei, os registros ficaram com @letsfotografando.
E se você está na dúvida em fazer ou não a festa de aniversário,
F - A - Ç - A!
Do jeito que der mas faça, nós (mães) merecemos muito celebrar essa ano tão desafiador.
Eu sei que minha filha nunca vai lembrar desse dia mas eu nunca vou esquecer!

✨ Ah, e eu preparei dois presentes para você:
- Uma planilha para organizar fornecedores e custos da festa. Clique aqui: Planilha de custos
- A playlist (no spotify) que fiz para a festa da minha filha, com músicas lúdicas, perfeita para festas de 1 ano. Clique aqui: Playlist
Sei que como fotógrafa sou suspeita para falar mas a fotografia tem um papel insubstituível em momentos como esse.
Contratar um fotógrafo de confiança e que você se identifique com o trabalho traz mais tranquilidade no dia e depois do evento.
Eu amo trabalhar com festa infantil e seria incrível para mim fazer parte desse dia tão especial para você!